A FENACEF, representando os mais de 50 mil aposentados da Caixa Econômica Federal, e a Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (GESAD), por meio do Conselho de Usuários, realizarão, a partir de outubro, reuniões mensais de orientação aos beneficiários acerca do atendimento do plano de saúde.
O foco principal é envolver as Associações de Aposentados, vinculadas à FENACEF, para tratar do atendimento de forma holística, ou seja, desde os canais de atendimento do plano, especialmente o Reclame, as regras gerais do Saúde Caixa, no que se refere ao uso do portal e aplicativo, até a obtenção de autorização prévia pelos beneficiários.
Para o diretor de comunicação da FENACEF, Valfrido Antônio Oliveira, a iniciativa será muito importante para detectar os problemas e corrigi-los de forma rápida e eficiente. “Precisamos estar atentos à jornada do beneficiário junto aos canais de atendimento do Saúde Caixa. Nesse sentido, as reuniões mensais com as Associações de Aposentados servirão de instrumento de identificação e debate dos problemas e, sobretudo, para a proposição de soluções rápidas, contínuas e com foco nas prioridades dos beneficiários de cada região”, destacou o dirigente.
Os encontros terão como foco as pautas regionais, em cada estado, para a obtenção de melhor abordagem das prioridades e demandas locais, sempre considerando o volume de associados e aposentados. A continuidade da programação das ações a serem executadas está sendo definida após a realização de cada reunião.
A primeira reunião já ocorreu na AEA/PR, em 06/10, e as próximas serão na APEA/SP (10/11) e AEA/MG (15/12).
Atendimento é prioridade em pesquisa realizada pela FENACEF
Em levantamento realizado recentemente pela FENACEF, com mais de 100 beneficiários do Saúde Caixa, em 11 estados brasileiros, o atendimento foi um dos quesitos que mais tiveram reclamações dos respondentes, ficando atrás somente daquelas relacionadas à rede credenciada.
Apesar de não haver relação direta com as reuniões do Conselho de Usuários, as conclusões da pesquisa podem agregar pautas importantes a serem debatidas nas reuniões.
Entre as principais reclamações estão a demora na marcação de consultas e a falta de atualização de informações sobre as redes credenciadas.
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