Dia 04 de Agosto foi realizada a quinta rodada de negociação entre a Caixa, e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa). Esta reunião faz parte do calendário da mesa específica com a Caixa na Campanha Nacional 2022 dos bancários.

 

Nesta fase da negociação ocorrem os debates, a CEE apresentou as fraquezas na manutenção da centralização do Saúde Caixa. E cobrou o retorno das estruturas por Estado nas respectivas GIPES – Gestão de Pessoas. Nessa forma centralizada, os usuários têm muitas dificuldades para conseguir autorizações para procedimentos básicos, internações hospitalares e outros serviços.


O Saúde Caixa tem hoje mais 288.000 vidas, a maioria são idosos que não possuem intimidade com os canais virtuais.

A comunicação fica muito difícil pois, com a centralização, os atendentes desconhecem as características locais agravando ainda mais a situação.


Para Edgard Lima, representante da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa (Fenacef) na Comissão, a Caixa tem dificuldade de se comunicar com os aposentados. E colocou a capilaridade da Federação à disposição do banco. Ele também criticou o atendimento. “Está impessoal demais, perde a comunicação que é tão importante, especialmente para os aposentados. Eles precisam de um acesso mais direto, e a GIPES era um facilitador desse processo. São 51 mil famílias de aposentados no Saúde Caixa”, informou.


As negociações seguem um calendário específico, na próxima reunião serão tratados assuntos relativos à FUNCEF.